Blog do advogado

Sagro-lhe cavaleiro deste reino

Escrito por em 30 out, 2017

Imagem do rei sagrando cavaleiro o homem tocado no ombro pela espada

 

O Direito Romano, além de ser uma das principais fontes de nosso Direito Pátrio, influenciou os costumes das civilizações que sucederam à antiga Roma.

E um dos atos solenes mais famosos, que fazem parte de nosso imaginário e de filmes sobre a lendária saga do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, é o que o rei “sagra” cavaleiro o homem, tocando-lhe o ombro com a espada.

Esse ato de tocar o ombro do homem com a espada, tornando-lhe assim cavaleiro, que surgiu na Idade Média, tem origem em outro ato solene da antiga Roma, que dizia respeito à libertação do escravo pelo seu dono.

O proprietário do escravo, denominado dominus, acompanhado de um amigo (adesrtor libertatis), comparecia perante o magistrado, e, na presença deste, seu amigo tocava o ombro do escravo com uma varinha e dizia: “Declaro este homem livre”. O silêncio do dominus significava sua aceitação à concessão da liberdade ao escravo, passando este, a partir de então, a ser considerado um homem livre (libertinus).

Deixe seu Comentário

Aviso: A moderação de comentários está habilitada e pode atrasar seu comentário. Não há necessidade de reenviar seu comentário.

* campo obrigatório.