Sobre o Profissional

RODRIGO MARCOS ANTONIO RODRIGUES é advogado atuante no escritório da Lopes & Lopes – Advogados Associados (2012-Atual), inscrito na OAB/SP sob n 247.263, pós-graduado em Direito Notarial e Registros Públicos, especialista na legislação que rege os bens da União.

Autor do livro jurídico “Curso de Terrenos de Marinha e seus Acrescidos – Laudêmio, taxa de ocupação e foro”, ISBN: 978-85-8183-047-6, que está em sua segunda edição, e de artigos jurídicos, com destaque para “O que é laudêmio?”, que lhe rendeu menção honrosa no Congresso Nacional.

Sócio da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).

Participou do Grupo de Estudos sobre Terrenos de Marinha e Laudêmio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Santos-SP, no sextênio 2006-2012, o qual passou a integrar a Comissão de Direito Notarial e Registral por ele idealizada, no biênio 2011-2012.

Palestrou na Semana Jurídica do Litoral Norte (agosto/2013), realizada pela Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, OAB e Prefeitura de Caraguatatuba-SP, com o tema “Ocupação Costeira – Terrenos de Marinha”, e em diversos outros eventos jurídicos, como Congressos, Seminários e Simpósios realizados pela Seção de São Paulo da OAB e suas subseções.

Integrou a Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da Ordem dos Advogados de São Paulo (OAB/SP).

Presidiu a Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da Ordem dos Advogados de Santos (OAB/Santos) no ano de 2018.

Presidiu a Comissão de Informática Jurídica e Direito Eletrônico da OAB/Santos (2010-jun/2013) e participou da Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB/SP.

Atuou na Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2008-2013) e do Município de Santos, por meio dos convênios firmados pela OAB/SP e OAB/Santos, respectivamente, para assistência judiciária à população de baixa renda.

Ministrou aulas na Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB no Estado de São Paulo, nas subseções de Santos, Guarujá e Jacareí, na qualidade de professor convidado.

Trabalhou no escritório jurídico do advogado Walter Rodrigues, especialista em terrenos de marinha e seus acrescidos, e no departamento jurídico da empresa Área de Marinha Documental (COPIX), entre os anos de 2005 e 2010, período este em que participou da regularização de inúmeros imóveis situados na faixa de marinha.

Tem experiência pregressa na atuação como desenvolvedor de websites dinâmicos e professor de webdesign e linguagem de programação, em cursos presenciais, como S.O.S Computadores, e à distância, como Curso de ASP on-line, tendo dirigido por 7 (sete) anos, na qualidade de proprietário,  a empresa SHP – Desenvolvimento e Manutenção de Sites Profissionais, especializada no desenvolvimento, manutenção e hospedagem de sites dinâmicos com funcionamento na rede mundial de computadores (WWW) e sistemas para funcionamento em intranet.

Última revisão em: 13/01/2020